sábado, 27 de agosto de 2016

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RIO GRANDE DO NORTE



A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte foi criada pelo do Decreto nº 6874 de março de 1976, assinado pelo então Governador Tarcísio de Vasconcelos  Maia, através de iniciativa do, à época, Secretário de Educação e Cultura, Professor João Faustino, passando a pertencer aos quadros administrativos da mesma Secretaria.
O primeiro concerto foi realizado em 11 de março de 1977, e teve como maestro o pernambucano Mário Câncio Justo dos Santos, que organizou e regeu a orquestra por aproximadamente 10 anos. A orquestra começou com um quadro de 23 músicos efetivos, dos quais apenas cinco residiam na cidade do Natal, e executava um repertório barroco e camerístico.
O primeiro concurso público para ingresso na Orquestra Sinfônica acontece em 1988, na gestão do então Governador Geraldo Melo. Assim, a orquestra foi ampliada e passou a contar com 60 músicos. Nessa mesma época o violinista e professor Osvaldo D’Amore passou a ser o novo regente da orquestra, cargo no qual permaneceu por quase 20 anos.
A Orquestra desde então passou a realizar um profícuo trabalho apresentando concertos oficiais no Teatro Alberto Maranhão, concertos populares externos, concertos educativos para toda a rede de ensino, bem como, concertos especiais no interior do Estado. A OSRN tem três CDs gravados, dentre os quais um com a participação dos artistas Sivuca, Canhoto da Paraíba, Moraes Moreira e Henrique Cazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A ÚNICA FORMA DE SERMOS PURIFICADOS DO NOSSO PECADO É RECEBER O PERDÃO GRATUITO DE DEUS, QUE É CHEIO DE GRAÇA E MISERICÓRDIA, PODE APAGAR OS NOSSOS PECADOS, PURIFICAR A NOSSA ALMA E RESTAURAR A NOSSA VIDA (BEM-AVENTURADO AQUELE CUJA TRANSGRESSÃO É PERDOADA, E CUJO PECADO É COBERTO).